segunda-feira, 20 de junho de 2016




Quase 5 anos depois!

Quem leu meu relato após minha cirurgia, percebeu que na época me desprovi de todos os pudores possíveis que um homem poderia ter para falar do assunto.
Me calei durante estes quase cinco anos para poder hoje, com toda minha experiência, poder passar a quem me lê os resultados de um câncer de próstata na vida de um homem.

Pois bem, em 2012, começou uma transformação em minha vida. O câncer veio não só para me mostrar o quão frágil somos e o quão fútil eu era.
Em um primeiro momento acreditei que esta doença veio em minha vida para me machucar e até me castigar! Mas foi o contrário, hoje, em 2016, minha vida foi mudada radicalmente.

Vou tentar passar para vocês o que aconteceu nestes anos pós prostatectomia radical.

Só para relembrar, me submeti a esta cirurgia com 46 anos, ou seja, com minhas funções hormonais e físicas completamente normais e ativas. Porém, usei do radicalismo porque não queria ter esta doença em mim, e como estava em estágio inicial, preferi extirpar sem dó.

Isto me trouxe sequelas difíceis, que para a grande maioria dos homens, seriam impossíveis de admitir. Mas mesmo assim, comprei esta briga!
No primeiro ano, cheguei a pensar que esta doença veio para me reaproximar de minha ex-esposa, e isto realmente aconteceu! Foi um ano de entrega total ao relacionamento que já durava quase 26 anos e que para mim seria eterno.
A sequela principal foi a física, perdi boa parte da função sexual e com isso veio a sequela mental, ou seja, a auto estima baixa, o desânimo, etc.

Num primeiro momento eu e ela tentamos mesmo superar isto. Tanto fisica quanto mentalmente, o esforço foi enorme em ambos os lados! Mas o tempo foi passando e comecei a perceber que estávamos nos distanciando cada vez mais por causa disto. Ela se enfiou cada vez mais no trabalho e eu me isolando cada vez mais em meu mundo digital!

Dois anos se passaram e reencontrei em uma amiga, o ombro que eu precisava para tirar a cabeça para fora d'água! Esta pessoa estava também em um processo difícil de separação, mas mesmo assim tinha ouvidos para mim. Nos apoiamos mutuamente e em um belo dia percebi que esta pessoa significava mais para mim do que uma simples amiga.

Mas aí começou minha luta interna, como um homem com minhas sequelas poderia amar aquela mulher? Fugi! Fugi muito! Ela sofreu muito com minhas atitudes para que ela se distanciasse de mim.
Eu pensava: Eu não sou homem para esta mulher! Eu serei uma decepção para ela!

E assim meses se passaram até que um dia eu resolvi mostrar a ela como eu tinha razão em tentar distância-la de mim.

Sem entrar em detalhes, resumo o ocorrido com uma simples afirmação: Eu estava completamente enganado!

Ali percebi que minha vida não havia acabado, que eu poderia retomar minha felicidade e que eu ainda era muito novo para desistir!

Ela já havia se separado e com isto entrei em piração! Eu dizia: Se eu não tomar uma atitude, esta mulher não será minha.

Mesmo assim, eu estava casado há quase 28 anos, uma esposa amiga, guerreira e que havia construído uma história comigo. Havia me dado uma filha maravilhosa e me ajudado a ser o homem que sou. Fiquei muito dividido entre um futuro de incertezas e um passado e presente de histórias, dívidas de gratidão com aquela pessoa e certezas de um futuro tranquilo.

Não tive como fugir do que aconteceu, pois, minha vida e meu ser haviam mudado tanto após meu câncer, que os acontecimentos foram inevitáveis. Hoje estou com esta pessoa que me mostrou um mundo diferente, ainda sofro com certas culpas que não são só minhas, mas muito feliz de ter conseguido enxergar que a vida aos 49 anos não acaba, mesmo para quem teve um câncer precoce como foi o meu.
Quero com este relato, dar a alguns homens que passam, passaram ou passarão por esta doença, um fio de esperança.

Falo a vocês para não desistirem de serem felizes. Confesso que não é nada fácil, mas garanto que viver mesmo com sequelas, é muito melhor do que não tentar e morrer! Não só morrer no sentido real da palavra, mas morrer em vida!
Se previna, largue seus pudores, consulte seu urologista e viva!

Simplesmente viva!

6 comentários:

  1. Excelente atitude Fernando o Brasil precisa de mais pessoas como você.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Fernando vc conhece algum grupo de apoio
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. sensacional... parace o mesmo filme. so que tive aos 59 anos... parabéns pelo esclarecimento aos homens que estão com este problema... abs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela coragem. A maioria dos homens não relatam o q passam por medo de serem expostos. Meu marido vai operar é estamos com muito medo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Fernando. Obrigado e parabéns pela coragem de divulgar suas experiências Tb passei por essa cirurgia a 90 dias. Tb optei pela retiraa e agora enfrentando os fantasmas da seqüelas. Vc conhece algum grupo de apoio? Se tiver, gostaria de ter o contato.
    Obrigado. Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Oi gente! Meu namorado fez a cirurgia radical há pouco mais de um mês e gostaria de saber se alguém lançou mao de fitoterápicos, como o tribulus terrestris, por exemplo, q estimula a libido - ja que a reposição de testosterona está contraindicada neste período... Obrigada...

    ResponderExcluir