domingo, 2 de setembro de 2012

Depoimento do autor do blog


 Eu tive câncer de próstata! 



Em 2008, na época com 42 anos, percebi um aumento em meu PSA  em um exame de rotina que costumo fazer todos os anos.  Tomei um susto quando vi a taxa de 9,85 ng/ml, sendo que o normal seria até no máximo de 2,5 ng/ml.

Refeito do susto inicial, pensei que aquilo com certeza estava errado, pois, eu era muito novo para cogitar a hipótese de eu estar com câncer de próstata. Imediatamente marquei uma consulta com um urologista e fiquei na expectativa e esperança de que na consulta ele falasse o que eu tanto queria ouvir, que aquilo realmente era um engano!

Durante a  consulta, a primeira reação percebida do médico  foi de espanto, pois, com certeza não é comum chegar um homem de 42 anos com um PSA tão alto. Foi então sugerido um tratamento de 21 dias de Ciprofloxacino para detectarmos se aquele aumento não poderia ter sido causado por uma prostatite.

Após tomar os 21 dias do medicamento, voltei  ao consultório médico. Ele me solicitou um novo exame de PSA e esperançoso  realizei o exame. Para minha tristeza, o resultado não foi bom e o meu PSA continuava alto.

O médico realizou um toque e percebeu tudo normal. Sua próxima recomendação foi uma biópsia e neste momento começou meu drama. Explico: eu tinha uma idéia totalmente errada deste procedimento, eu o achava agressivo  e não o fiz.
Cometi neste momento um erro que poderia ter me custado muito caro, mudei de médico!

Para resumir, nos três anos seguintes mudei de médico três vezes, fugindo daquilo que eu achava ser o pior para mim, a biópsia!

Em setembro de 2011 convidei minha esposa para irmos a um motel, um costume que tínhamos sempre para que nossa relação não caísse em rotina. Porém, neste dia ao ejacular senti uma dor tão grande que me fez enxergar que algo estava errado. Eu já percebia uma micção fraca, mas só na dor que acordei para uma possível complicação de meu problema.

Marquei um novo médico imediatamente e no dia da consulta, vendo que eu fugia da biópsia, este médico me exigiu que fizesse o fatídico procedimento. Marquei o exame e fui apreensivo fazê-lo.

Para minha surpresa tanto na hora como no pós-exame não senti nada, foi muito tranquilo e indolor! Pensei comigo: Se acusar o câncer e estiver em estágio avançado, eu serei o único culpado por tudo isso! Seja o que Deus quiser!

Vinte dias após fui buscar o resultado e confesso, foi um dos momentos mais difíceis de minha vida. Mas para minha surpresa o exame foi inconclusivo! Isso mesmo, não conseguiram detectar em 18 lâminas se eu tinha ou não câncer. Foi sugerido então que eu autorizasse o envio a São Paulo para que fosse realizado um procedimento chamado imunohistoquimica, que apura com maiores detalhes as lâminas. Meus amigos, foram mais 20 dias de suspense!

Chegou o dia e muito nervoso fui novamente buscar o exame, e para meu desespero, em duas lâminas detectou-se o câncer.  Fiquei pelo menos uma hora sentado em meu carro absorvendo aquela noticia e pensando o que eu deveria fazer. Resolvi imediatamente procurar meu médico e ao chegar em seu consultório recebi a noticia que ele estava viajando a congresso. Não pensei duas vezes, liguei para seu celular e expus o problema. Fui orientado pelo mesmo a comprar um medicamento chamado Androcur e começar a toma-lo imediatamente, pois a testosterona pode ser o principal causador deste tipo de câncer, com este medicamento meu corpo teria sua produção cessada imediatamente. Obedeci e comecei a tomar o medicamento até que meu médico me atendesse pessoalmente.

Ao ser atendido por ele, fui orientado sobre o nível que meu câncer estava e tive uma ótima noticia, estava em estágio inicial. Pela minha idade e pelo estágio inicial, orientou-me a fazer uma cirurgia chamada Prostatectomia Radical, aonde com uma abertura de 15 centimetros abaixo do umbigo, extrairia totalmente a próstata e resolveria meu problema. Porém, deixou-me a vontade para decidir com calma e estudar possibilidades além da cirurgia, pois, o câncer seria curado, mas poderia ficar incontinente e impotente. A decisão era somente minha!

Sai do consultório e nos dias seguintes procurei outros especialistas. Fui ao radioterapeuta que me mostrou um milagre, a cura sem problemas e sem cirurgia. Mas como diz o ditado, muita esmola santo desconfia!

Fui ao oncologista e este me falou a seguinte frase: “ Não opere, pois, ficará fedendo a mijo o dia inteiro e sua mulher lhe colocará um par de chifres!”, literalmente nessas palavras.

Cheguei em casa e decidi ir a São Paulo buscar outra realidade. Liguei para o Hospital AC Camargo e marquei uma consulta com um médico indicado por um amigo. Amigo este que teve câncer de próstata com 36 anos. Isso mesmo, 36 anos!

Ao entrar no consultório a primeira coisa que falei foi a de que eu estava ali apenas para buscar informações, pois, tinha em mente me tratar em meu estado. O médico olhou meus exames e confirmou que no estágio em que estava e pela minha idade, a cirurgia tinha menos riscos de incontinência e a impotência tinha uma grande probabilidade de reversão em um espaço curto de tempo (1 ano em média).

Quanto a radioterapia, mostrou-me fatos que me convenceram não ser a melhor opção. Ao terminar a consulta, perguntei se eu deveria continuar tomando o Androcur e para meu espanto, em São Paulo já é um procedimento proscrito, pois, já detectaram que este medicamento dificulta a retirada da próstata em caso de cirurgia.

Saí de São Paulo decidido a realizar a cirurgia, porém, devido a esta questão do Androcur, voltei decidido também a mudar de médico. Ao chegar em meu estado liguei para uma cirurgiã amiga para solicitar uma indicação de um urologista e fui prontamente atendido.
No dia seguinte marquei uma consulta e me dirigi ao seu consultório. Na recepção pedi a Deus que me desse um sinal e me mostrasse se aquele urologista era realmente quem resolveria meu problema. Durante a consulta este médico comentou que havia feito cursos com um dos três maiores urologistas do mundo, que é brasileiro e o qual eu já conhecia. Ali estava meu sinal pedido e sai do consultório com a cirurgia marcada.

Minha cirurgia durou três horas e meia, tive um pós-operatório muito tranquilo e hoje, após seis meses não estou incontinente. Estamos trabalhando junto a reversão da impotência e já tenho visto progresso, pois, numa escala de um a dez, estou pelo menos no sete! Sei que para muitos homens isto é o fim, mas pensem, melhor brocha temporariamente do que morto definitivamente!

Resolvi escrever este depoimento para mostrar que com a medicina moderna temos chance de superar doenças que antes eram fatais e que sempre acharemos uma luz no fim do túnel.

Quero também alertar para que não façam o que eu fiz, correr o risco que corri adiando algo que poderia ter me matado. Deus foi muito bom comigo e pretendo jamais não cometer o mesmo erro.

Não pensem que serão menos homem por fazerem o toque, pois, este procedimento é fundamental para a detecção do câncer. O PSA é um indicativo, mas já existem casos de toque positivo com PSA negativo.

A idade também não pode ser subestimada, pois, vocês viram que eu com 42 anos e meu amigo com 36 anos tivemos. Então fiquem em alerta e procurem o quanto antes tomar conhecimento da situação.

Vocês já repararam que as mulheres vivem mais que os homens? Pois é, elas começam seus preventivos bem novas! Nós homens temos que mudar este conceito e fazer de seu urologista seu aliado, procurando-o pelo menos uma vez por ano e o quanto antes.

Espero que com esse depoimento e com esse blog eu possa ajudar a desmitificar um pouco todos esses conceitos que carregamos desde nossa infância.

Obrigado a todos.

Fernando César de Toledo Maia.


31 comentários:

  1. Lindo seu depoimento Fernando. Eu já tinha visto mulheres (inclusive eu) fazendo depoimentos sobre o câncer. Mas como você disse, os homens têm que mudar este conceito. Eu tenho uma fan page (Câncer: cuide-se e caminhe feliz), onde incentivo pacientes e ex-pacientes a caminharem. Consegui fazer um evento muito legal em outubro, por conta do câncer de mama, e estou organizando outro pelo novembro azul. Parabéns pelo seu depoimento e que Deus continue te cobrindo de bençãos. Um abraço - Maria Inês de Arruda Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado M. Inês. Fui ao seu blog e gostei muito também

      Excluir
    2. Po amigo estou passando situação semelhante. E acabei de completar 36 anos. Amanhã vou ao médico

      Excluir
  2. Olá Fernando. Li seu depoimento de gostei muito. PARABÉNS!
    Sou amigo da Maria Inês.
    Não tenho câncer (pelo menos até agora), mas desde os 40 anos (hoje estou com 57) faço um acompanhamento constante com um urologista. Tive que vencer alguns preconceitos e tabus para chegar até aqui com a consciência tranquila. Tenho feito minha parte na prevenção.
    Mais uma vez, parabéns pela coragem e determinação.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando. Li o seo blog. Parabéns pelo depoimento e pela coragem de se expor.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo não foi por acaso que eu procurei você para conversar com Silvio,você é o cara,parabéns pelo blog e pelo seu depoimento,ajudará muitas pessoas.
    Isso se chama caridade;

    ResponderExcluir
  5. Já marquei novo encontro com Dr. Adão... O exame e rápido, uma bobagem...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Se quiser conhecer o meu blog aqui esta o link : http://www.guiacancerdeprostata.com

    ResponderExcluir
  8. PARABENS FERNANDO PELO SEU DEPOIMENTO,SUA HISTORIA ME DEIXOU MAS FORTE E CONCIENTE DA REALIDADE.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Fernando, me identifiquei muito com seu depoimento e passei por muita coisa tambem, resolvi contar tudo em um blog, parecido com o seu, senti muita falta de informação na internet e muita coisa errada a respeito de um problema totalmente curável, segue abaixo meu relato https://prostatectomiasemmedo.blogspot.com/b/post-preview?token=8rTKhVIBAAA.u21rCuTAQKfduP1bJQOgi_0-iSxrRbLuNKKKir3BKZqVuJtRaAbT0pf22tW6sz4_dv_4ZUuA4cnMpt36scn4Cg.jqVK4mGppzp_q2IO9f7CKQ&postId=3060263237328560945&type=POST

    ResponderExcluir
  10. Fernando qual o tipo de cirurgia que vc fez a robotica ou tradicional quem ffoi o medico o ac camargo.

    ResponderExcluir
  11. Fernando qual o tipo de cirurgia que vc fez a robotica ou tradicional quem ffoi o medico o ac camargo.

    ResponderExcluir
  12. fiz minha cirurgia em fevereiro de 2016 gostaria de manter contato com voces pra irmos trocando informações e nos ajudando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a quem possa interessar, criamos um grupo no whatsapp, já há quase um ano, eu , o Fernando e mais seis pessoas hoje, quem quiser participar, nos avise, lá falamos de nossas experiencias, futuro pós operatório, descobertas, enfim, grupo bem seleto com a finalidade de nos mantermos informados e sempre conversar.

      Excluir
    2. Qual o link para o grupo no whatsapp?

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernando muito útil seu depoimento.Especialmente para quem já chegou aos 65 e vê o PSA subindo, que é uma tendência natural. Parabéns pela cura.Deus está no nosso controle.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde eu também fiz esta cirurgia e tem 36 dia ainda estou com Incontinência urinária porém creio que vou superar e a questão da vida sexual como estou com 47 anos tenho esperança que também vou superar sugiro que que quem for Diagnosticado faça sim a cirurgia a saúde esta em primeiro lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wal, criamos um grupo no whats, hoje somos 8 pessoas, grupo bem seleto, só prostatectomizados, se quiser participar avine-nos, será um prazer dividir nossas experiências, fato que nos ajuda a vencer o pós operatório, abração eduardo. 14 996059773 .

      Excluir
    2. estou indo agora para a minha primeira biopsia,gostaria de entrar para esse grupo de whatsapp,meu telefone : 19998127957 Bernardo,obrigado

      Excluir
  16. boa noite, eu faço faculdade de fisioterapia e estou realizando um trabalho sobre esse câncer, parabéns pela sua melhora, gostaria de saber se vc, durante a recuperação fez sessoes de fisioterapia, se fez, quanto tempo demorou? Gostaria dessas informações. Obrigada, meu no nome é Grace Kelly e sou do RJ.

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernando vc tinha uma grupo de whatssap ne que se chamava amigos da prostata..vc me add por favor se ainda tiver 62 99916-6928

    ResponderExcluir
  18. Então pessoal meu pai recebeu diagnóstico câncer na próstata! Já foi pedido a cirurgia,agora aguarda pedir a Deus força. Tenho 42 anos já fiz o PSA tranquilo, mas vendo os depoimentos irei fazer uma outra avaliação. Agradecido de BH WELLINGTON SILVA SEMPRE COM VC!!

    ResponderExcluir
  19. Fiz a cirurgia radical de próstata em 2006. Gostaria de informações sobre o Alprostadil Pentravan. Tenho 67 anos casado, meu libido e muito bom mas a ereção é baixa. Tenho tudo controlado presão alta, em 2013 fiz cirurgia do coração e cuido do açúcar no sangue.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo este blog. Eu acabo de fazer a ressonância magnética da pelve e constatado com suspeita de câncer na próstata . vou fazer a biópsia no final do mês e fiquei muito confortado com o que Será caso seja realmente positivo.

    ResponderExcluir
  21. Estou tentando de encontrar. Achamos alguns pertences que perdeu. Nos procure na sua Barbearia de costume. Abç. Raul

    ResponderExcluir